WM Startup é confiável?

O WM Startup é um website que oferece serviços de investimento em startups (nos moldes de investidor anjo), que promete rendimentos de 0.66% ao dia e 20% ao mês, ou seja, algo realmente bem lucrativo o que já nós chamou bastante atenção, seria este o melhor investimento do mundo? Já que não seria tão arriscado como em investir em ações.

WM Startup é confiável?

Para ver se algo é seguro e confiável geralmente analisamos o website à fundo. Logo de cara o website analisado nos surpreendeu pelo design arcaico com logo que parece ter desenvolvida no Word, algo bem anos 2000. Ora, como algo é lucrativo se nem seus próprios idealizadores conseguem contratar alguém para fazer um website com design profissional? Fora, que segundo as informações coletadas no próprio website, a empresa existe desde 2004, muito antes até dos termos “Startup” e “Crowdfunding” ficarem conhecidos.

Explicando o Modelo de Negócio

Lendo um pouco as informações no website, tiramos a conclusão que o negócio funciona baseado na plataforma EqSpeed, estabelecida em 2015, de Equity Crowdfunding, que permite o investimento coletivo em participações em empresas de pequeno porte e com potencial de crescimento (startups), essa plataforma foi a primeira a se adequar à regulação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aprovado em julho do ano passado. A EqSpeed publica todas as rodadas de investimento através de relatórios, transparente não?

A empresa foi destaque no Jornal da Globo – Confira o vídeo.

E a WM Startup, seria então uma Pirâmide?

Você viu acima como se parece uma empresa confiável, sólida e transparente, e regulamentada. Mas e a WM Startup? Viu a diferença? No vídeo abaixo uma “usuária” da plataforma mostra como é a plataforma por dentro, tire suas próprias conclusões.

Uma pirâmide envolve o pagamento de rendimentos anormalmente altos (“lucros”) aos investidores, à custa do dinheiro pago pelos investidores que chegarem posteriormente, em vez da receita gerada por qualquer negócio real.

Segundo nossa teoria, a empresa WM Startup arrecada os investimentos, que são divididos em planos com valor mínimo de R$150,00, e pode ser que de fato realize investimentos através da EqSpeed, funcionando assim como uma espécie de corretor. Porém, ao não possuir as regulamentações do mercado, incluindo CVM, e não publicando os relatórios de investimento a empresa não garante que realmente faça os investimentos.

Além disso, é importante notar características “clichês” de pirâmide, como as diversas imagens de pessoas comemorando, além da página do Facebook e website totalmente desorganizados, onde sequer algum representante da empresa entra em contato com os usuários.

– O estranho sistema de comissão: Sistemas de pirâmide se caracterizam por terem o foco na entrada de novos investidores e não na venda do produto, geralmente o produto serve apenas para passar a sensação de solidez. A WM Startup tem um estranho sistema de comissão que paga 6% para cada novo investidor ao entrar no negócio. Tudo bem! várias empresas pagam comissões para aumentar sua base de usuários e etc, porém o que deixa o negócio mais suspeito é a sua divisão de planos de investimento, que é dividido de acordo com a quantidade de pessoas que cada pessoa conseguiu recrutar para o negócio, PIMBA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *